Este blog surge a partir do módulo "Arte e Literatura: Humanidades Médicas I" do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O módulo tem por objetivo explorar, junto com as e os estudantes de graduação em Medicina, outras dimensões da práxis médica que não apenas as competências tecnológicas duras. Para isso, lança mão de recursos pedagógicos vivenciais e audio-visuais, trazendo elementos da Literatura, das Artes Plásticas, do Cinema, bem como das experiências pessoais compartilhadas pelas e pelos estudantes.
Apesar disso, hoje o blog não quer se definir. Aqui encontram-se estranhamentos e aleluias cotidianos de um contínuo tornar-se.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Terça-feira: o habitus médico em pauta



Para Bordieu, o habitus é uma forma de disposição à determinada prática de grupo ou classe, ou seja, é a interiorização de estruturas objetivas das suas condições de classe ou de grupo sociais que gera estratégias, respostas ou proposições objetivas ou subjetivas para a resolução de problemas postos de reprodução social. Nesse sentido, as provocações da terça-feira tangenciaram aquilo que poderíamos chamar habitus médico. A partir de nossas vivências pessoais, compartilhamos estranhamentos, perplexidades e deslumbres com relação à práxis médica e ao perfil desse profissional no Brasil. Encerramos com uma breve discussão acerca do filme nacional "Do Luto à Luta", documentário que narra as experiências de algumas famílias ao receberem a notícia de que teriam filhos e filhas com Síndrome de Down e os embates que tiveram de travar na tentativa de concretizar seus direitos. As famílias também fazem referência à abordagem da equipe de profissionais de saúde no momento da comunicação, que na maioria dos casos se deu de forma preconceituosa, autoritária ou incompreensível. Lindo e crítico, o filme levanta questionamentos absolutamente pertinentes mesmo hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário