Este blog surge a partir do módulo "Arte e Literatura: Humanidades Médicas I" do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O módulo tem por objetivo explorar, junto com as e os estudantes de graduação em Medicina, outras dimensões da práxis médica que não apenas as competências tecnológicas duras. Para isso, lança mão de recursos pedagógicos vivenciais e audio-visuais, trazendo elementos da Literatura, das Artes Plásticas, do Cinema, bem como das experiências pessoais compartilhadas pelas e pelos estudantes.
Apesar disso, hoje o blog não quer se definir. Aqui encontram-se estranhamentos e aleluias cotidianos de um contínuo tornar-se.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Quinta-feira: dos (entre)olhares


O entre-olhar é o espaço mesmo em que se inscrevem as relações interpessoais. É aquilo que mediatiza a relação entre a minha sensibilidade e a do outro, não necessariamente a visual. Nessa perspectiva, assistir ao filme "Janela da Alma" nos instigou a refletir um pouco sobre essa dimensão comunicativa e construtiva do entre-olhar na formação médica. No filme em questão, uma cineasta fala de como o não dito no olhar de sua mãe afetou sua infância e de como esses afetos acabaram influenciando a construção de sua identidade. Imbasciati, se não me engano, diz que, a partir do olhar da mãe, a criança se descobre singular e distingue o mundo interior do mundo exterior. Na formação médica, sinto que ocorre algo parecido. Os olhares nos comunicam possibilidades de determinadas formas de ser que o acadêmico recorta, descarta, absorve e ressignifica, criando uma prática sui generis. Preocupa-me, no entanto, que o olhar médico, gradualmente mais mecatronizado, ao se increver em uma nova relação com o corpo, corra o risco de deixar de lado a dimensão significante da percepção e equivocar-se pensando ser capaz de, de fato, enxergar a realidade tal como ela é, em vez de reconhecer-se enquanto um olhar singular dentre diversos possíveis. Nessa relação, temo que o entre-olhar assuma efetivamente sua conotação corrente de mera espiadela muda e objetiva(nte), esquecendo-se da dimensão dos afetos invisíveis, do intuído, da co-construção de possibilidades de saberes, de cuidado e de identidades.
Janela da Alma é fascinante. Cada frase nos confronta, nos põe em cheque. Imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário