Este blog surge a partir do módulo "Arte e Literatura: Humanidades Médicas I" do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O módulo tem por objetivo explorar, junto com as e os estudantes de graduação em Medicina, outras dimensões da práxis médica que não apenas as competências tecnológicas duras. Para isso, lança mão de recursos pedagógicos vivenciais e audio-visuais, trazendo elementos da Literatura, das Artes Plásticas, do Cinema, bem como das experiências pessoais compartilhadas pelas e pelos estudantes.
Apesar disso, hoje o blog não quer se definir. Aqui encontram-se estranhamentos e aleluias cotidianos de um contínuo tornar-se.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Segunda-feira: (Re)Conhecendo-nos


Éramos um pequeno grupo de estudantes. A maioria julgava conhecer-se. A professora, Fátima Azevêdo-com-acento-mesmo, nos entregou uma folha de papel e nos pediu que nela puséssemos tudo que conseguíssemos dizer a nosso respeito. Quem sou eu? Irritação necessária a todo início que se pretenda minimamente consistente. Tímidos e circularmente dispostos, inscrevemos nossas marcas em algumas linhas, que, ao compartilharmos no momento posterior, enovelaram-se, diluíram-se, ziguezaguearam e teceram uma trama em retalhos que nos surpreendia pela beleza da pluralidade. "Quando me abraçam, percebem que meus espinhos são de borracha e aí apertam mais forte. Sou gostoso de apertar; os espinhos fazem massagem", "Tenho uma avó que queria ser minha mãe e um avô que não queria ser meu avô", "sou prática e objetiva", "conversas na varanda... às vezes com choro. Muito chorinho", "procuro viver de forma simples", "tudo mudou quando me dei conta de que cada dia a mais é, na verdade, um dia a menos", "decidi que não ia mais relevar coisas que, em outro momento, eu poderia tolerar", "sou um bom amigo", "adoro Chico Buarque", "Tenho raízes quentes e judias", "Ser uma médica exemplar já não era mais suficiente. Há uma sociedade inteira a ser construída" -- sim, éramos tudo isso reunido. Éramos também, Vinícius de Moraes, Clarice Lispector, Thiago de Melo, Caio Fernando Abreu... singulares e, a partir daquele momento, secretamente cúmplices.

Um comentário:

  1. Acabei de visitar As Miúdas Delicadezas (liiiiindo!)
    Nossa! Como vc escreve lindo Herley!
    Não sabia que tinha tantos alunos e alunas
    cheios de poesia na alma e com a sensibilidade tão à flor da pele.
    A D O R E I seu blog. Super bem apresentado.
    Muitíssimo bem redigido. Dá gosto de ler.
    Os "retalhos" que vc colocou sobre
    QUEM SOU EU, pescando frases de cada um do grupo
    ficou muito bom! Não saberia fazer melhor....

    Tomara que vc tenha tempo de participar do projeto de extensão que estou planejando fazer no próximo ano.Será um projeto permanete sobre ARTE LITERATURA e HUMANIZAÇÃO MÉDICA. Estou muitíssimo animada com esse projeto.

    Um abraço enorme
    Prof Fátima

    PS: Eu tb sou fã do Caio Fernando Abreu

    ResponderExcluir