Este blog surge a partir do módulo "Arte e Literatura: Humanidades Médicas I" do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará. O módulo tem por objetivo explorar, junto com as e os estudantes de graduação em Medicina, outras dimensões da práxis médica que não apenas as competências tecnológicas duras. Para isso, lança mão de recursos pedagógicos vivenciais e audio-visuais, trazendo elementos da Literatura, das Artes Plásticas, do Cinema, bem como das experiências pessoais compartilhadas pelas e pelos estudantes.
Apesar disso, hoje o blog não quer se definir. Aqui encontram-se estranhamentos e aleluias cotidianos de um contínuo tornar-se.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Postagem clichê

Acho clichê essas postagens de começo de ano que falam exatamente sobre isso, sobre expectativas e promessas autodirigidas. Mas me parece inevitável, desta única vez, fazer uma espécie de ruptura, ou de demarcação de um outro momento. O fato é que, como se vê, decidi continuar o blog e, como sei que ao menos duas pessoas dão uma passadinha por aqui, explico-me. Não se trata de uma ruptura séria, mas de uma desobrigação -- existe? -- com a disciplina de Humanidades Médicas I, uma vez que esta já acabou. No entanto, penso que o conteúdo que aqui será postado, continuará perpassando aqueles assuntos, uma vez que dizem tanto a respeito de minha caminhada, não só acadêmica, mas pessoal.
No mais, permitam-me os clichês ao menos nesse começo de ano... por exemplo: deixem-me desejar coisas para este ano. Que 2010 seja vivido! Construído, sentido e às vezes -- por que não? -- distraído. Que tenha gostos, cheiros, movimentos e defeitos. Que seja leve, que seja doce e vermelho. Que não continue sempre como 2009. Que seja melhor. E pior também. Livre. Sim!

Um comentário:

  1. Herley, caríssimo!
    Bom saber que seguirá com o blog. Saiba que muito embora não o responda,gosto dos seus escritos e sempre busco sua página por novos textos. Vejo se escrevo mais pra dar o "retorno"...desculpe, acabei pegando essas gírias de hospital. ehehehe
    E quanto as vertigens, a ciência biológica, de um jeito ou outro chega até você. E até que é possível aprender!Agora quando se trata de vida real, pessoas ali na sua frente frágeis e em desespero, isso não se ensina. Talvez porque, no atual modo como a sociedade se organiza, não seja possível saber como manejar esse tipo de assunto.
    Por favor Herlinho não me prive de sua companhia; não suma. Posso deixar agendado você só pra que não possa perder o seguimento?réréré
    bjo

    ResponderExcluir